segunda-feira, 6 de abril de 2009

Inclusão- Estrutura e funcionamento do ensino

Área Educacional

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Para podermos entender o que seja inclusão, primeiramente é necessário definir esse conceito já que ele assume diferentes significados nos diferentes momentos históricos.Diante disso é necessário observar, primeiramente, a definição de inclusão tal como pode ser encontrada no dicionário Aurélio de Língua Portuguesa:

Inclusão (do latim inclusione) 4. Educação Especial. O ato de incluir pessoas portadoras de necessidades especiais na plena participação de todo o processo educacional, laboral, de lazer, etc., bem como em atividades comunitárias e domésticas.

E, por assumir diferentes significados, como já dito, em diferentes contextos, seria necessário explicitarmos melhor seu significado, de acordo com os diferentes autores e pesquisadores:
“A noção de inclusão total prescreve a educação de todos os alunos nas classes e escolas de bairro: (1) o conceito de inclusão reflete mais clara e precisamente o que é adequado: todas as crianças devem ser incluídas na vida social e educacional da escola e classe de seu bairro, e não somente colocadas no curso geral” (STAINBACK, 1992).

“Inclusão é o termo que se encontrou para definir uma sociedade que considera todos os seus membros como cidadãos legítimos” (MANTOAN, 1997, p.47).
“Inclusão trata justamente de aprender a viver com o outro. Inclusão significa ‘estar com” (MANTOAN, 1997, p.37).

“Inclusão significa atender o aluno com necessidade educativa especial, incluindo aquele com necessidade educativa especial severa, na classe regular com o apoio dos serviços de educação especial” (CORREIA, 1999, p.33).
“A idéia de inclusão se fundamenta em uma filosofia que reconhece e aceita a diversidade na vida em sociedade. Isto significa garantia de acesso de todos a todas as oportunidades, independentemente das peculiaridades de cada indivíduo ou grupo social” (ARANHA, 2001, p.2).
Outro ponto relevante seria esclarecer a definição da palavra inserção que, embora apareça como sinônima de inclusão, tem significado diferente.
Dessa forma, com base no dicionário Aurélio de Língua Portuguesa, verificamos que inserção (do latim insertione) é o ato de inserir. Para um maior esclarecimento é interessante analisarmos o significado dos seguintes verbos:
ü Incluir: compreender, abranger, conter em si, envolver, etc;
ü Inserir: colocar, introduzir, entre outros.
Com isso percebemos que inclusão, de acordo com o dicionário, aparece num sentido mais amplo do que inserir, sendo que essa distinção é confirmada por Stainback (1999, p.30) “A inclusão genuína não significa a inserção de alunos com deficiência em classes de o ensino regular sem apoio para professores ou alunos”, e também por Mendes (2002, p.68) “(...) a mera inserção na classe comum não assegura a educação de qualidade, integração social e a conquista de uma educação inclusiva e, mais do que isso, de uma sociedade inclusiva”.
Já o termo integração corresponderá, nesse trabalho, a idéia de inclusão, uma vez que “o processo de incluir estes alunos [com necessidade educativa especial] nas classes regulares é conhecido pelo nome de integração (mainstreaming) ou inclusão” (CORREIA, 1999, p.37). Além disso, o significado de integração aproxima-se do termo inclusão, pois assim como a inclusão “integração é um fenômeno complexo que vai muito além de colocar ou manter excepcionais em classes regulares. É parte do atendimento que atinge todos os aspectos do processo educacional” (MANTOAN, 1997, p.231-232).

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