domingo, 29 de março de 2009

Área Educacional- teoria piagetiana- Psicologia do desenvolvimento



OBJETIVOS

Neste estudo iremos ver o desenvolvimento humano nos aspectos físicos, afetivos e intelectuais de acordo com a teoria piagetiana.


LEITURA RECOMENDADA


Piaget divide os períodos do desenvolvimento humano de acordo com o aparecimento de novas qualidades do pensamento. Cada período é caracterizado por aquilo que de melhor o indivíduo consegue fazer. Todos os indivíduos passam por todas as fases, na mesma seqüência, mas, no entanto o início e o término de cada período dependem das características biológicas do indivíduo e de fatores educacionais e sociais que o mesmo está inserido.

PERÍODO SENSÓRIO-MOTOR (0 A 2 ANOS):

Neste período, a criança conquista através da percepção e dos movimentos todo o universo que a cerca. No recém-nascido, a vida mental reduz-se ao exercício dos aparelhos reflexos, de fundo hereditário, como a sucção, na qual estes reflexos melhoram com o treino. Aos 5 meses, a criança consegue coordenar os movimentos das mãos, dos olhos e pegar os objetos, aumentando sua capacidade de adquirir hábitos novos. Sendo que no final do período, a criança é capaz de usar um instrumento como meio para atingir um objeto, utilizando para isso a inteligência prática, que envolve as percepções e os movimentos.
O desenvolvimento físico acelerado é suporte para o aparecimento de novas habilidades. O desenvolvimento ósseo, muscular e neurológico permite a emergência de novos comportamentos, como, por exemplo, senta-se, andar o que propiciará um domínio maior do ambiente.
Ao longo deste período, irá ocorrer na criança, uma diferenciação progressiva entre o seu eu e o mundo exterior. Se, no início, o mundo era uma continuação do próprio corpo, os progressos da inteligência levam-na a situar-se como um elemento entre outros no mundo. Esta diferenciação também ocorre no plano afetivo, pois o bebê passa das emoções primárias para uma escolha afetiva dos objetos, demonstrando preferência por pessoas e objetos.
No decorrer deste período, a criança evolui de uma atitude passiva em relação ao ambiente e às pessoas para uma atitude ativa e participativa. Sua integração com o ambiente dá-se através da imitação de regras. Embora compreenda algumas palavras, até o final do período a criança só é capaz de fala imitativa.

PERÍODO PRÉ-OPERATÓRIO (2 A 7 ANOS):

Neste período, o mais importante é o aparecimento da linguagem, que acarretará nas mudanças intelectuais, afetivas e sociais na vida da criança. Em decorrência da linguagem, o desenvolvimento do pensamento acelera. No início deste período, ele exclui toda a objetividade, a criança transforma o real em função de seus desejos e fantasias, o que Piaget chama de jogo simbólico.
Ao final do período, aparece um pensamento mais adaptado ao outro e ao real. A criança ainda esta centrada em si mesma, (pensamento egocêntrico), ocorre uma primazia do próprio ponto de vista, o que torna impossível o trabalho em grupo. No aspecto afetivo surgem sentimentos interindividuais. A maturidade neurofisiológica completa-se, permitindo o desenvolvimento de novas habilidades, como, por exemplo, a coordenação motora fina.

PERÍODO DAS OPERAÇÕES CONCRETAS (7 A 12 ANOS):

O desenvolvimento mental caracterizado no período anterior pelo egocentrismo intelectual e social é superado, neste período, pelo início da construção lógica, isto é, a capacidade da criança estabelecer relações que permitam a coordenação de pontos de vista diferentes.
No plano afetivo, significa que a criança passará a ser capaz de cooperar, de trabalhar em grupo e de ter autonomia pessoal. No plano intelectual, a nova capacidade que surge neste período é a operação, isto é, a capacidade de realizar uma ação física dirigida a um objeto e revertê-la para o início. A criança só consegue exercitar suas habilidades a partir de objetos reais, concretos. Desta forma, a capacidade de considerar diferentes pontos de vista simultaneamente se estabelece a partir de situações presentes ou passadas vivenciadas pela criança.
No aspecto afetivo, ocorre o aparecimento da vontade como qualidade que atua quando há conflito de tendências ou intenções. O grupo de amigos satisfaz, progressivamente, as necessidades de segurança e afeto. Neste sentido, o sentimento de pertencer ao grupo torna-se cada vez mais forte.

PERÍODO DAS OPERAÇÕES FORMAIS (12 ANOS EM DIANTE):
Nesse período ocorre a passagem do pensamento concreto para o pensamento forma, abstrato, isto é as operações passam a poder se realizar no plano da idéias, sem necessidades de manipulação de referências concretas. O adolescente domina progressivamente a capacidade de abstrais, generalizar e criar teorias, já consegue tirar conclusões de puras hipóteses.
No aspecto afetivo, o adolescente vive conflitos entre sua dependência do adulto e seu desejo de liberdade. Deseja ser aceito pelos amigos e pelos adultos, sendo isto, uma necessidade muito grande para a formação da identidade adulta do adolescente. O grupo de amigos é um importante referencial, determinando seu vocabulário, suas roupas e outros aspectos de seu comportamento.Área Educacional

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