domingo, 29 de março de 2009

Aspectos de abordagem histórico-cultural de acordo com a teoria de Vygotsky - Psicologia do desenvolvimento

Área Educacional

OBJETIVOS

Neste texto faremos uma pequena síntese sobre os aspectos da abordagem histórico-cultural de acordo com a teoria de Vygotsky.

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Para se discutir sobre alguns aspectos do desenvolvimento da criança, buscamos os autores da abordagem histórico-cultural, em especial Vygotsky (1982,1983), pois o autor apresentou uma teoria dos processos humanos em que é reconhecida a importância do biológico, porém sem aderir a explicações do desenvolvimento pelas disposições ou restrições de natureza genética e pela maturação.
O pensamento de Vigotsky foi construído por uma concepção de homem que vive em uma sociedade composta de diferentes grupos, que possui uma história individual e singular vinculada a uma história social. O homem é um ser que transforma o mundo e é transformado nas relações produzidas em uma determinada cultura.
Nas proposições centrais da abordagem histórico-cultural estão colocadas três dimensões fundamentais: o social, a cultural e a histórica. Para compreender o humano deve-se levar em conta sua inserção na rede de suas relações sociais. Como membro de uma espécie, no plano biológico, ele apresenta necessidades que precisam ser satisfeitas para garantir a sobrevivência. Contudo, ao se relacionar com a natureza, busca satisfação e desenvolve suas necessidades tanto naturais como sociais.
Uma das bases para Vygotsky (1983) ao elaborar sobre a especificidade humana está nos processos psíquicos superiores, que são formados no desenvolvimento cultural da criança. Esse desenvolvimento depende das constantes interações com o meio social. Para que a criança aprenda e se desenvolva, é preciso que esteja em um ambiente social, em intercâmbio com outras crianças e adultos, participando de práticas sociais historicamente construídas, internalizando experiências vividas que lhe propiciam dominar conceitos, valores e formas de comportamento. Os processos psicológicos mais complexos começam a se formar pela mediação de outros, participantes do grupo social. Para Vygotsky (1983, p. 150):
“Quando dizemos que um processo é "externo" queremos dizer que é "social". Toda função psíquica superior foi externa por ter sido social antes que interna; a função psíquica superior propriamente dita era antes uma relação social entre as pessoas. O meio influencia sobre si mesmo e é inicialmente o meio que influencia sobre os outros, o meio de influência dos outros sobre o individuo”.

O desenvolvimento cultural de uma criança se dá nos planos social e psicológico, ou interpsíquico e intrapsíquico. Desta forma, as funções psíquicas superiores se encontram geneticamente nas relações humanas, que são interiorizadas a partir da vida social e estruturam a personalidade do sujeito.
Essa perspectiva não ignora as forças biológicas que o sujeito traz em sua história, mas ressignificam essas forças, dando ao homem a possibilidade de alcançar avançados níveis de desenvolvimento e reafirmando sua capacidade de viver e sobreviver de acordo com as suas condições sociais e materiais oferecidos pela cultura.
Pela internalização, o sujeito apropria-se de sua cultura ao mesmo tempo em que a cultura também o constitui. Vygotsky (2000, p. 75) refere-se ao processo de interiorização como sendo uma série de transformações:
v Uma operação que inicialmente representa uma atividade externa se reconstrói e começa a suceder internamente;
v Um processo interpessoal se transforma num processo intrapessoal;
v A transformação de um processo interpessoal num processo intrapessoal é o resultado de uma longa série de eventos ocorridos ao longo do desenvolvimento.
Esse processo não implica que o sujeito esteja realizando uma cópia da realidade vivida, mas sim desenvolvendo sua individualidade, transformando seus comportamentos e formando sua consciência. Para tanto, a mediação semiótica ocupa um papel central no desenvolvimento e na construção das funções psíquicas superiores.

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