domingo, 29 de março de 2009

Filosofia da educação- Conceito de educação

Área Educacio
FILOSOFIA E EDUCAÇÃO

Se me disponho a filosofar, é porque busco compreender as coisas e os fatos que me envolvem, a realidade em que estou imerso.
(Oswaldo Porchat)

CONCEITO DE EDUCAÇÃO


Cultura é uma criação humana; ao satisfazer suas necessidades o homem produz os meios de suas satisfações e com isso transforma o mundo natural e a si mesmo. É o trabalho, uma das formas de fazer cultura, mas o aperfeiçoamento das atividades humanas só é possível por meio da educação, fator importante para a humanização e socialização do homem.
Mas afinal, o que é a educação?
Nas sociedades primitivas a educação é difusa, integrada ao próprio funcionamento da sociedade, de modo que todos educam todos. À medida que a sociedade se torna mais complexa, surgem as organizações mais específicas encarregadas de transmitir a herança cultural.
Entretanto, a educação não é pura transmissão de herança dos antepassados, mas um processo pela qual se torna possível a gestação do novo e a ruptura com o velho. A educação é um conceito mais genérico, mais amplo, que, conforme Maria Lúcia de Arruda Aranha

“supõe o processo de desenvolvimento integral do homem, isto é, de sua capacidade física, intelectual e moral, visando não só a formação de habilidades, mas também do caráter e da personalidade social.” (1998, p.51)
È fundamental a diferença entre educação, ensino e doutrinação. Enquanto a educação é o processo que se desenvolve em um contexto cultural, que se caracteriza como uma atividade mediadora no seio da prática social global, o ensino consiste na transmissão de conhecimentos. Embora distintos, existe uma relação de dependência entre ambos, pois não se educa sem informação sobre o mundo em que vive. Pois é a partir de sua experiência e da experiência da humanidade que o homem tem condições de se formar como um ser moral e político.
Já a doutrinação é uma pseudo-educação que não respeita a liberdade do educando, impondo-lhe conhecimentos e valores; trata-se de uma submissão a uma só maneira de pensar e agir.
Ao contrário da doutrinação, a verdadeira educação é a que tende a dissolver a assimetria entre educador e educando; isto porque, no início, se houver uma desigualdade entre ambos, esta deve desaparecer à medida que se torna eficiente a ação do agente da educação, de forma que o educando possa ir se desenvolvendo por si só. O bom educador é aquele que simbolicamente vai morrendo durante o processo.

REFERÊNCIAS

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Filosofia da educação. 2.ed. São Paulo: Moderna, 1996.
REBOUL, Olivier. Filosofia da educação. Tradução de Luiz Damasco Pena e J.B. Damasco Pena. 6.ed.São Paulo:Nacional, 1985.(Atualidades Pedagógicas).
SAVIANI, Demerval. Educação: do senso comum à consciência filosófica.São Paulo: Cortez, 1980.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Filosofia da educação: construindo a cidadania. São Paulo: FTD, 1994.
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