domingo, 29 de março de 2009

Produção de cartas á redação a partir de uma sequência didática

Área Educacional

OBJETIVOS


Conhecer e ter acesso ao relato de uma experiência com Seqüência Didática e com Atividades Habituais.


LEITURA RECOMENDADA


PRODUÇÃO DE CARTAS À REDAÇÃO A PARTIR DE UMA SEQÜÊNCIA DIDÁTICA


Ana Catarina dos S. P. Cabral-UFPE
Valéria Lopes Rodrigues Nunes-UFPE
Telma Ferraz Leal-UFPE

RESUMO


Este estudo teve como objetivo geral analisar as formas de condução de uma seqüência didática, envolvendo o gênero carta à redação, por uma professora de 4ª série de uma escola pública e os textos produzidos pelos alunos neste período. A seqüência foi desenvolvida em nove aulas, contemplando atividades de leitura e reflexão sobre cartas à redação, leitura e discussão de reportagens sobre meninos de rua, produção coletiva, em dupla e individual de cartas á redação. Para completar as informações, pequenas entrevistas foram feitas com a professora. Por fim, foram analisados dois textos de cada criança (o primeiro e o último). Para isso, procurou-se identificar, nos textos, se as mesmas apresentaram um ponto de vista claro, justificaram seus pontos de vista e se utilizaram características do gênero cartas à redação. Foram eleitas as seguintes características da carta à redação: indicação da reportagem comentada; apresentação do ponto de vista veiculado na reportagem e o do autor da carta; reconhecimento das justificativas ao ponto de vista defendido. Os resultados apontaram que as crianças se apropriaram de características do gênero carta à redação, pois os textos produzidos após a intervenção foram melhores que os produzidos na primeira aula realizada. Concluiu-se que quando a escrita é trabalhada em sala a partir de situações reais, possibilita-se aos alunos apropriarem-se dos usos e funções sociais de forma significativa e que a forma como a professora conduz as aulas influencia a escrita dos alunos. Daí percebe-se a importância de trabalhar com textos que circulam na sociedade, que levem o sujeito a se sentir agente do processo de construção social, dialogando com os diversos interlocutores que fazem parte deste.


www.13endipe.com
Seqüência didática


ATIVIDADES HABITUAIS
As atividades habituais são situações propostas com regularidade – uma vez por semana ou por quinzena, por exemplo. Podem ser utilizadas quando um dos objetivos do trabalho é formar hábitos ou construir atitudes. A roda de notícias é um exemplo desse tipo de atividade: uma vez por semana, professor e alunos trazem para a sala de aula matérias colhidas recentemente nos jornais, lêem e comentam as notícias. A leitura de um romance também pode ser feita, passo a passo, por meio de atividades habituais. Um professor de Matemática de 1ª série do Ensino Médio, que tem quatro encontros semanais com uma classe, desenvolve o estudo de funções em três desses encontros, por meio de atividades seqüenciadas, e uma vez por semana, desenvolve estudos estatísticos relacionados a um projeto interdisciplinar que a turma está realizando, em colaboração com os professores de Geografia e História. Esse encontro passa, então, a ser uma atividade habitual, relativa ao desenvolvimento do projeto.

www.educarede.org.br
Equipe Educarede

Nenhum comentário:

Postar um comentário