terça-feira, 31 de março de 2009

Escola da família- História II

Área Educacional

LEITURA RECOMENDADA



Efetivado em 23 de agosto de 2003, o programa Escola da Família é uma iniciativa da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) em cooperação técnica com a Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, o Instituto Ayrton Senna, o Faça Parte-Instituto Brasil Voluntário, além das instituições privadas de ensino superior. É formado por mais de 10 mil profissionais da educação, 35 mil estudantes universitários e milhares de voluntários para criar uma cultura que preza a paz.
O projeto efetivamente realiza a abertura das 6.000 unidades escolares estaduais aos finais de semana realizando atividades esportivas, culturais, de saúde, oficinas profissionalizantes e cursos em geral, transformando a escola em um centro de convivência e irradiador de fraternidade.
Esse Programa foi iniciado visando um trabalho social desenvolvido por Gilberto Dimenstein na década de 70, hoje diretor pedagógico do Programa Cidade Escola Aprendiz, instalada na Vila Madalena em São Paulo.
A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEE) para o programa dispõe de um grande número de parceiros na seguinte estrutura:
Ø 89 Diretorias de Ensino envolvendo, aproximadamente 6.000 escolas estaduais públicas de 645 municípios, com seus diretores, vice-diretores, supervisores e assistentes pedagógicos;
Ø 312 coordenadores de área responsável pela supervisão, acompanhamento e avaliação de um grupo composto por cerca de 20 escolas;
Ø 5.306 educadores profissionais responsáveis pela organização do cronograma de atividade e do funcionamento do programa nos finais de semana.
UNESCO

A Unesco sempre preocupada com a educação aparece nessa parceria com uma grande cooperação técnica. A partir de 1995 ela se preocupa com uma cultura de paz que tenta prevenir e resolver os conflitos de uma forma pacífica, utilizando a tolerância, a solidariedade e o respeito. Nesse sentido as guerras e os conflitos seriam solucionados a partir de um esforço educativo em comum, incentivos a democracia, valorização e respeito aos direitos humanos, a diversidade cultural, justiça, a liberdade, ética, diálogo entre outros. Seu campo de atuação aqui no Brasil está na área da Educação, Ciência, Meio Ambiente, Desenvolvimento Social, Cultura e Comunicação, Informação, se concretizando em projetos de cooperação técnica com o governo.

INSTITUTO AYRTON SENNA

O Instituto Ayrton Senna realiza ações sociais juntamente com órgãos do governo, empresas e organizações da sociedade civil. Dentro do Programa Escola da Família desenvolve o SuperAção Jovem, que tem como objetivo oferecer a jovens e crianças um novo modo de ver, sentir, entender, decidir e agir, achando soluções para os desafios que se apresentam no cotidiano de cada um.

FAÇA PARTE - INSTITUTO BRASIL VOLUNTÁRIO

Esse instituto não visa sem fins lucrativos, sem vínculos políticos, partidários ou religiosos que tenta incentivar e promover ações voluntárias em todas as esferas sociais. Teve seu início em 2001 (ano internacional do Voluntariado) e conquistou seu reconhecimento pela ONU pelo seu grande trabalho de mobilização social. Atualmente dirige sua atenção e esforços ao voluntariado jovem.




ORGANIZAÇÕES PRIVADAS

A participação das Instituições Privadas do Estado de São Paulo é bem expressiva, pois remete a um grande número de importantes parceiros e protagonistas do programa: os cerca de 25.000 educadores universitários, bolsistas, que realizam atividades junto à comunidade, relacionados a sua área de interesse na universidade.
No convênio firmado, além da instituição arcar com o financiamento dos estudos dos universitários que chega até o valor de R$ 267, 00, tem ainda o compromisso de enriquecer a formação universitária do estudante dando suporte para o desenvolvimento de um trabalho de caráter social.

DEMAIS PARCEIROS

Muitos setores da sociedade civil vêm participando do programa ativamente, desse modo ao acreditar nessa iniciativa, colaboram com a sociedade, pois retiram pessoas das ruas, valorizam ações culturais populares, colocam universitários nas universidades além de aumentar a auto-estima das pessoas. Suas colaborações sempre norteiam nos quatro eixos do programa: cultura, saúde, esporte e qualificação para o trabalho.

OBJETIVO DO PROGRAMA

O objetivo do programa é transformar o ambiente escolar nos finais de semana em um espaço de convivência e lazer para a comunidade da rede pública de ensino, integrando pais, filhos e educadores, mantendo dessa forma as escolas abertas nos finais de semana.
A escola vem se transformando em um local mais participativo e democrático, minimizando a vulnerabilidade do jovem, possibilitando a sua formação plena de cidadão e contribuindo, ao mesmo tempo, para mudar a relação escola-comunidade.
O Programa é norteado por diretrizes que se baseiam no conceito da relevância insubstituível da escola como provedora de coesão social e aprendizagem da vida em comunidade. Sua missão é colaborar na redução dos índices de violência no entorno escolar, além de inaugurar uma nova era nas relações da escola com a população de suas cidades, ampliando a bagagem cultural e consolidando valores morais e éticos.
Os portões das escolas são abertos para todas as pessoas, sem qualquer restrição, inclusive de idade. Para realizar as atividades o Programa conta com educadores profissionais, educadores universitários (bolsistas), diretores e vice-diretores de escola, coordenadores de área, bolsistas e voluntários.

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